segunda-feira, 22 de agosto de 2011

atividade 3.1

Atividade 3.1


Cursista: Eliane Duarte Rabelo

Formadora: Francismar Pereira Lopes

Município: Francisco Dumont-MG





Quem sou eu como professora e aprendiz



Ser professor e aprendiz é estar constantemente atualizando-se, aprender a aprender, apropriar-se das tecnologias disponíveis, para que possamos formar cidadãos autônomos. Sendo assim precisamos estar sempre motivados a buscar novas metodologias de ensino contextualizando as informações, não bastando somente ter acesso à informação, mas saber buscá-la nas diversas fontes e saber também transformá-las em conhecimentos, incentivando o indivíduo a resolver problemas da vida pessoal e profissional. Para isso, devemos nos sintonizar com o mundo, e isso só é possível se nós educadores formos simultaneamente mestre e aprendiz.

Na minha vida enquanto professora e aprendiz, busco um entrosamento maior com as tecnologias existentes na minha escola, utilizando-as nas atividades diárias com meus alunos, sempre procurando ensinar e aprender, pois acredito que a troca de conhecimentos é muito importante em nossa prática pedagógica, sendo essa troca tanto com profissionais da área quanto com os próprios alunos.

Sempre busco atividades diferentes que desperte o interesse dos alunos fazendo com que eles gostem da minha aula e sintam-se a vontade para colocar suas ideias, questionar e sugerir atividades.

Sempre procuro conquistar a confiança do aluno e mostrar para ele que não estou alí somente para ensinar, mas também para aprender junto com ele e que seus conhecimentos e experiências de vida são muito importantes, pois é partindo desse conhecimento que planejo minhas aulas.

Sempre que posso quebro a rotina de sala de aula, levando-os para assistir um vídeo, filme, documentários, experiências, já previamente discutidas com os próprios alunos, buscando sempre o que mais lhes interessam.

Procuro utilizar sempre todos os recursos existentes na escola e quando percebo que a aula não está interessante para os alunos, confesso que fico frustrada e tento imediatamente mudar minha metodologia de trabalho, pois acho que quando os alunos não participam ativamente da aula, não há aprendizagem. Para isso é preciso que o mesmo interaja com os colegas, com o professor e com o meio em que vive.

Ser professor e aprendiz hoje, não é fácil, pois esbarramos em uma série de dificuldades

Hoje com a globalização, é necessário que nós educadores mudemos o nosso perfil, pois precisamos estar sintonizados com os recursos informatizados.

Nós profissionais da educação precisamos de informações generalistas e abrangentes, necessitamos trabalhar com os alunos a formação da consciência além da disciplina especifica.

É um desafio, e desafio estão aí para serem superados, não posso cruzar os braços, vendo as coisas acontecerem, preciso também fazer acontecer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário